Os primeiros protótipos de uma armadura capaz de fornecer supercapacidades a seres humanos estão mais perto de surgir do que você imagina. Mais precisamente em junho, lá, claro, nos Estados Unidos. Claro que já tem gente comparando a armadura com o herói enlatado, Homem de Ferro.
Porém, pelo que pude perceber em vídeos e entrevistas, a armadura está bem distinguível da armadura do Sr. Stark, então acho que Marvel não estará processando o governo americano tão cedo. Nada nela está perto do “reator arc” ou outra tecnologia energética mágica assim (na verdade energia será um dos principais problemas). Para ser sincero achei ela bem mais parecida com as armaduras de HALO.
O nome da armadura é TALOS (Tactical Assault Light Operator Suit [nome foda não?]) em português seria algo como TLAT (Traje Leve de Ataque Tático [por isso prefiro a língua inglesa]). Ao contrário do Homem de Ferro, a armadura seria muito mais “simples” e realística (óbvio), contendo apenas o essencial para assegurar a vida do soldado, ou seja, eles vão continuar usando armas de projéteis e não atiraram raios de energia pelas mãos.
O traje foi apresentado em primeira mão pelo Almirante Bill McRaven (nome foda!), oficial chefe do “Special Ops”, em uma conferência sobre tecnologia bélica em maio de 2013. Ele disse na ocasião que a armadura foi inspirada por um de seus soldados que morreu no Afeganistão. Mas sério?! Só UM? Quantos soldados morreram antes, e com a morte de UM cara ele resolve fazer uma armadura a prova de balas e capaz de atravessar uma porta? Esse cara morreu como? Tentando quebrar uma parede com a cabeça? Ai o Almirante pensou: “Viram só? Se ele tivesse uma super-armadura ele teria sobrevivido!”
O exército Americano diz que a “1ª geração” do uniforme de combate ficaria pronto em um ano (Tony Stark foi mais rápido... e fez isso numa caverna...). Três protótipos seriam entregues ainda em junho de 2014. O desenvolvimento do traje é colaboração de 56 corporações, 16 agencias governamentais, 13 universidades, 10 laboratórios nacionais americanos e uma dona de casa chamada Laurenne. Eles trabalham juntos para dar capacidades a armadura tais como exoesqueleto energizado para “superforça”, proteção total para o corpo e monitor de alerta de ameaças contra soldados inimigos. O SOCOM planeja fazer um grande evento para encorajar mecânicos e artesãos para criar componentes para o traje. Talvez procurem até mesmo permissão do Pentágono para distribuir prêmio em dinheiro para gerar interesse. O Almirante espera que tudo esteja pronto e em campo até agosto de 2018 (não oficialmente dito “Mês em que aos EUA pretendem dominar o resto do mundo”).
Outros elementos a serem implementados na armadura:
- Redução de impactos através de uma inteligente distribuição de peso pelo corpo.
- Irá precisar de pouca energia (o que diminui o peso das baterias).
- Será capaz de encaixar sobre um uniforme confortavelmente (pois é, militares e seus uniformes.)
- Sensores pelo corpo da armadura para evitar danos desnecessários.
- Componentes integrados para prover suporte as juntas onde o usuário mais precisa.
- Reutiliza a energia para melhor locomoção e uso de outras funções.
- Permanecer flexível e enrijecer apenas quando necessário.
Alguns videos sobre o projeto:
Essa armadura em CG realmente parece muito legal, mas será que realmente teremos algo assim (por teremos eu digo os EUA)? Como falei no começo a energia para realizar a maioria das funções seria imensa ,terão de criar um modo para que tudo isso consuma menos energia, talvez um dos meus próximos post seja sobre outras tecnologias que podem ser implementadas nessa armadura para melhorá-la.
-- Por Fox, aquele que morreria por claustrofobia dentro de uma dessas! --
Nenhum comentário:
Postar um comentário