De ficção não tem nada!
Já é uma realidade que os aparatos eletrônicos possam se comunicar entre si, transferindo dados por meio normalmente de bluetooth, NFC e infravermelho, mas a grande novidade é que agora eles poderão conversar entre si! Sim, literalmente conversar!
Como assim?
A ideia surgiu de uma startup (NearBytes), após eles encontrarem um problema em seu projeto. O problema girava em torno da comunicação entre os aparatos, já que o bluetooth e o infravermelho não davam conta do recado, o negócio é trabalhar em cima de algo que resolva este problema! Foi assim que surgiu a ideia de fazer os aparelhos se comunicarem via som, partindo do princípio que todos os aparatos tem um alto-falante e microfone. E é isto que este novo invento faz, codifica os dados em ondas sonoras e faz a interação rápida e precisa( para ser mais exato, a aproximadamente 340 m/s)!
Do Brasil?
Sim, na verdade segundo o embaixador e professor da Singularity University, Salim Ismail, o Brasil tende a trazer grandes inovações no setor de tecnologia, isto pela criatividade e engajamento dos jovens patriotas, ele até brincou dizendo: "O próximo Steve Jobs é brasileiro!".
Será que vai dar certo?
É uma tecnologia inovadora e que tende a dar muito certo! O som se propaga muito rapidamente e a uma distancia maior do que o Bluetooth e o infravermelho, isto é um ponto extra para a tecnologia! Sem contar que a Startup NearBytes deve se tornar sinônimo de orgulho para nós, eles em apenas 3 anos já conseguiram muitos prêmios, nacionais e internacionais, e estão hoje com incríveis 600 desenvolvedores! Com certeza eles não vão nos deixar na mão com esta tecnologia!
O vídeo a seguir mostra a tecnologia sendo usada para pagamentos, onde quem coloca o preço a ser pago é o cliente!