Salve meu
Povo, aqui quem vos escreve é o Ochôa , e hoje
matarei a saudade que vocês devem estar sentindo dos meus posts (
Ou não ). No último texto ( para não dizer bíblia ), escrevi
sobre S.M.B II e suas diferenças , e hoje pretendo trazer a vocês,
aquele que em minha humilde opinião , é o melhor dos jogos do Mario
feitos até hoje :
Normalmente, os
terceiros parte de uma franquia dita se ela vai para o
Limbo , ou se a mesma será idolatrada por
seus admiradores, tal regra se aplica em
tudo que existe no mundo do entretenimento, sejam em filmes, séries
ou Livros, e claro, nos Videogames também.
Tendo
feito um sucesso monstruoso com seus títulos anteriores, seria
difícil imaginar que na época, poderia ser produzido
material de qualidade semelhante para um terceiro
jogo. Ledo engano meus caros, ao invés de
tentar re-inventar a roda , os Designers da
Nintendo ( Principalmente o mestre Shigeru Miyamoto ) , seguiram
com a mesma formula básica que fez tanto
sucesso nos jogos anteriores : Plataforma .
Super
Mario Bros 3 é um típico jogo de plataforma, gênero
que já estava saturado no mercado, e mesmo
assim , foi totalmente inovador , diferente de tudo que havia
na época.
Seus
gráficos eram lindos , suas musicas eram puras e muito bem
orquestradas e sua jogabilidade era intuitiva e descomplicada ,
aliado a estas características , estavam os carismáticos
personagens da franquia Mario, que agora tinham
vários mundos imensos e muitas fases para transpor.
O
terceiro jogo da franquia foi um sucesso animal , tendo
vendido mais de 17 milhões de copias, sendo o jogo individual mais
vendido do mundo ( sem vir com o console ).
História
Neste jogo, o Reino
dos Cogumelos está passando por um longo período de paz graças aos
esforços dos irmãos Mario e Luigi. Entretanto, o Reino do Cogumelo
forma uma entrada para o Mundo dos Cogumelos onde as coisas não vão
bem. Bowser enviou seus sete filhos para este mundo para que eles
fizessem as travessuras que quisessem. Lá, eles roubaram os cetros
mágicos reais de cada país daquele mundo e transformaram os seus
reis em animais. Para fazer com que tudo volte ao normal, Mario e
Luigi devem recuperar os cetros mágicos e fazer com que os reis
voltem ao normal. Para isso, eles contarão com a ajuda da Princesa
Peach, que se comunica com eles através de cartas.
Só que no final, é
revelado que isso tudo era um truque para que Bowser sequestrasse a
Princesa Peach, já que ele capturou-a enquanto Mario e Luigi estavam
ocupados.
(
Fonte : Wikipédia )
Gráficos
Como
já foi dito, o aspecto gráfico do jogo era impressionante , a
qualidade das animações também é de fator impar, uma
vez que o console tecnicamente teria dificuldades severas em rodar
aquilo que era visto na tela, tudo isso graças a artistas
formidáveis e programadores de habilidades incontestáveis.
Músicas
Por
melhor que os gráficos de um jogo sejam, são as melodias que vão
grudar na sua mente, e fazer com que você se veja assoviando-as
, mesmo que inconscientemente.
Compostas por Koji
Kondo ( também compositor de série Zelda ), as músicas e efeitos
do jogo são muito agradáveis e marcantes, sempre condizentes com o
clima atual do jogo.
Jogabilidade
Um
dos melhores aspectos deste jogo é sua jogabilidade, que
é realmente muito boa, com controles rápidos e de fácil
aprendizagem . A mesma está intimamente ligada
ao mundo ao qual o jogador se encontra, e também aos
Power Ups que os personagens tem a disposição.
Por
falar em Power Ups, que tal citar eles , não é mesmo ?!
- Raccoon Leaf: É uma folha que dá ao Mario uma fantasia com orelhas e cauda de guaxinim. Sob efeito da Raccon Leaf Mario é chamado de Raccoon Mario, pode usar a cauda para bater em seus adversários, consegue uma queda mais suave ao pular e pode voar. Para voar Mario deve correr até preencher o marcador power depois pular. Mario consegue voar enquanto tiver energia no marcador que vai diminuindo gradativamente.
- Frog Suit: É uma fantasia de sapo que dá ao Mario uma enorme facilidade e agilidade para nadar. É conhecido como Frog Mario.
- Tanooki Suit: Transforma-o em Tanooki Mario. É como uma versão progredida Raccon Leaf, que dá ao Mario uma fantasia de Tanooki (personagem do jogo, encontrado em Super Mario Sunshine, baseado em um animal chamado Cão-Guaxinim Japonês "Tanuki") que o permite voar e, como esse item é baseado em uma criatura do folclore japonês, também permite que Mario se torne uma estátua deixando-o temporariamente invencível ao apertar a seta para baixo e Y.
- Hammer Brother's Suit: É uma fantasia baseada no inimigo Hammer Brothers que permite que Mario, assim como o inimigo que inspira a fantasia, atire martelos contra os adversários. É chamado de Hammer Mario.
- Goomba's Shoe ou kuribo's shoe: É uma grande bota verde que Mario veste e assim pode pisar em inimigos que possuem espinhos ou andar sobre superfícies que originalmente o machucariam.Só pode ser conseguida em uma fase ao matar o goomba que está usando ela destruindo um bloco quando ele estiver em cima.
- P-Wing: Abreviação para Power Wing transforma Mario em Racoon Mario e faz com que o marcador power que permite o vôo fique com carga máxima durante toda a fase.Mas só por uma(o efeito vale se você entrar num cano do mapa).
- Jugem's Cloud: É uma nuvem que deve ser usada na tela do mapa, ao usa-la Mario pode passar por uma fase sem precisar joga-la.
- Warp Whistle: É uma flauta que leva Mario ao mapa do Warp Zone. Nesse mapa Mario pode selecionar para qual dos mundos do jogo ele deseja avançar. Existem três Warp Whistles em todo o jogo, o uso correto delas permite ao jogador avançar sem jogar vários mundos e terminar o jogo em um tempo muito mais baixo do que o normal. Esse item é baseado no item de mesmo nome da série The Legend of Zelda.
As flautas são
encontradas na seguintes fases: primeiro
mundo, na fase 3 e na fortaleza, no segundo mundo, fica no final da
tela, você quebra uma parede com o martelo para pegar
- Music Box: Uma caixa musical que quando usada altera a melodia do jogo e faz com que os inimigos Hammer Brothers durmam, assim Mario pode passar por eles sem lutar.
- Hammer: Um martelo que pode ser usado na tela do mapa para quebrar pedras que bloqueiam o caminho.
- Anchor: Obriga a nave de um dos filhos de Bowser ficar parada no mapa, evitando, com isso, que ela voe para lugares onde você não passou no mapa.
Dificuldade
S.M.B
3 apresenta uma dificuldade progressiva e moderada, cada
mudo apresenta seus picos de dificuldade , com fases complexas e
desafiadoras.
Por
mais estranho que possa parecer, esse é o tipo que jogo em que a
dificuldade imposta não é “injusta”, ou seja , não morremos
por controles ruins ou por uma colisão mal calculada por parte dos
programadores, isso faz com que a experiência em si, não
seja tão frustrante, como em outros jogos.
Mundos / Mapas
O
jogo apresenta uma boa variedade de mundos, todos eles com muitas
fases para serem transpostas, sendo alguma opcionais e
outras obrigatórias ( algumas bem difíceis por sinal ;x
), os mundos são :
Mundo 1 – Grass
Land ( Chefe : Larry Koopa )
Mundo
2 – Desert Hill ( Chefe : Morton Koopa Jr)
Mundo 3 - Ocean
Side ( Chefe : Wendy O. Koopa. )
Mundo
4 – Big Island (chefe : Iggy Koopa )
Mundo
5 – The sky (chefe : Roy Koopa )
Mundo 6 – Ice
Land (chefe : Lemmy Koopa )
Mundo 7 – Pipe
Maze (chefe : Ludwing Koopa )
Mundo 8 –
Bowser’s castle (chefe : Bowser )