Falaremos hoje sobre fobias, e fobias muito estranhas que atrapalham no dia-a-dia de quem as têm. E pra quem não sabe, fobia é um temor extremo de uma situação, objetos, animais, lugares entre outros.
Segue aí a lista das fobias bizarras que atrapalham no dia-a-dia.
Afobia - Temer não ter medo
"Afobia é uma fobia na qual o indivíduo teme de não ter medo em situações que deveriam provocá-lo, que deixam-o nervoso à delírios. É ter medo de não ter fobias."
E agora pra alguém explicar pra esse individuo que ele tem uma fobia, então ele não precisa mais ter afobia, mas daí não teria afobia de novo e então teria uma fobia... seria um ciclo infinito, e eu confundi minha mente!
Ablutofobia - Medo de tomar banho
"A Ablutofobia é um medo incomum de tomar banho." Bom... eu dou graças a Goku que não conheço sequer uma pessoa que tenha ablutofobia, só os relaxados mesmo. Mas assim como para outras fobias, existe tratamento para ablutofobia, por sorte.
Afefobia - Medo de ser tocado
"Afefobia é o medo exagerado de ser tocado, seja sexualmente ou não. São geralmente pessoas que não gostam de fazer sexo ou de receber carinho." E aqui vão alguns dos sintomas da afefobia:
Gente, eu acredito que existam varias pessoas com essa fobia, mas também existem várias, várias mesmo, que são apenas "nojentinhas".
Amatofobia - Medo de sujeira/ poeira
"A Amatofobia é um medo incomum de sujeira ou poeira, que em geral pessoas com Amatofobia tem também Misofobia (medo de germes)." Caraca, e agora me diz como alguém se livra de poeira, se não ficar isolado em casa, com um paninho úmido a todo momento?
Anatidaefobia - Medo de ser observado por patos
"Anatidaefobia é o medo de ser observado ou perseguido por patos." Da onde esse medo surge? É demais pra mim, pelo menos esse não atrapalha tanto no dia-a-dia, porque onde tu vai achar patos na cidade grande? O único problema mesmo é se você for da zona rural, e se seus patos forem assassinos disfarçados.
Ataxofobia - Aversão patológica à desordem, à confusão.
"É a sensação de medo ou temor á desordem ou ser desorganizado". Ok, acredito que essa seja uma das fobias da lista, que pode ajudar no dia-a-dia em vários aspectos, mas só quem tem poderá nos dizer os contras.
Caetofobia - Medo de pêlos e cabelos
"Eles morrem de medo de pessoas muito peludas ou com muito cabelo." Em geral, os "caetofóbicos" cortam o cabelo bem curtinho ou até raspam a cabeça. Alguns chegam a contratar alguém só para lavar seu cabelo e não ter que tocar no seu próprio cabelo!
Catoptrofobia - Medo de ver-se em espelhos
"É o medo mórbido de olhar-se em espelhos". Este medo pode ser gerado por comentários à estatura fisica, pela baixa auto estima, por desconforto corporal ou acidentes passados.
Clinofobia - É o medo de ir para cama
"A clinofobia é um medo anormal de ir para a cama. As pessoas que sofrem desta fobia associam o ato de se ir deitar com a morte. Apesar disso, a clinofobia é considerada a parte da tanatofobia (medo da morte ou de morrer)." Por vezes, as crianças passam por períodos em que se sentem ansiosas na hora de ir deitar. Contudo, tal não deve ser encarado como uma fobia.
Hidrofobia - Medo de água
"Hidrofobia é o medo doentio de água ou líquidos. Sua causa pode ser psiquiátrica ou virótica. Quando ocorre na forma virótica é também conhecida como raiva (doença)."
Sinistrofobia - Medo de objetos ao lado esquerdo
"Medo de objetos ou algo ao lado esquerdo do corpo. Mão esquerda" Ok minha gente, com essa sinistrofobia deve ser muito, muito complicado o dia-a-dia. O que fazer para evitar coisas ao lado esquerdo do corpo? Alguém sabe me dizer? Sério, você sinistrofóbico, procure um médico especialista logo, para você poder viver sua vida.
Parte 2 aqui!
-- Por Bunnie que fica feliz de não ter nenhuma fobia. --