domingo, 16 de fevereiro de 2014

Super Mário Bros (Parte 1/3)

Daê  galera,  suave na nave?  Aqui quem vos escreve é o Ochôa  e hoje eu apresento   a  vocês  um ilustre encanador! Srº Super Mário Bros.
                            
O bom e velho (põe velho nisso) Super Mario Bros foi lançado em  1985 pela gigante Nintendo.Foi um sucesso instantâneo e se tornou o game mais vendido da historia, tendo  vendido mais de 40 milhões de exemplares pelo mundo.


A historia é clássica, a princesa Peach  foi  raptada pelo dragão-tartaruga Bowser e seu reino fora dominada por ele e seu exército de Koopa Troopas e goombas. Cabe a Mario e seu irmão Luigi resgatar e bela senhora e re-estabelecer a paz em Mushroom Kingdom ( Reino do Cogumelo).


O game  dispõe ao jogador  8 mundos, tendo cada um deles 4 fases (32 fases no total). No fim de cada mundo, o jogador deverá percorrer um dos castelos de Bowser a fim de resgatar a nobre loirinha. Uma coisa que muitos jogadores até hoje não sabem, mas todos os chefes que enfrentamos até o oitavo mundo, são na verdade, inimigos comuns, que com ilusão, ficaram idênticos ao Sr.Bowser.


Super Mario Bros é sem dúvida o pai de todos os games de plataforma (side-scrolling), tendo suas características e mecânicas como linha-guia  para grande parte dos outros jogos do gênero.
Clássico



( Só uma palavra :  Clássico.)
Inimigos:
  • Goomba: é o monstro mais simples de Super Mario Bros. Tem a forma de um cogumelo e são marrons. É possível derrotá-los com qualquer ataque. É o primeiro inimigo a aparecer no jogo.
  • Koopa Troopa: são monstros com um casco. Há dois tipos de Koopa Troopas: o verde (que cai quando chega um abismo) e o vermelho (desvia de abismos).
  • Koopa Paratroopa: são Koopa Troopas com asas, que voam ou pulam. Os vermelhos e verdes tem a mesma função que Koopas Troopas.
  • Piranha Plant: ou Planta Piranha é uma planta que em Super Mario Bros saem de canos. Não pode ser derrotada com um pulo, mas com bolas de fogo ou quando estiver invencível.
  • Hammer Brother: sempre visto em pares, atira muitos martelos e podem ser derrotados com qualquer ataque.
  • Buzzy Beetle: um besouro Koopa que é invencível a pulos e bolas de fogo. Só pode ser derrotado pulando e empurrando ele para um abismo ou com uma Star.
  • Spiny: sub-espécie de Buzzy Beetle. Pular em cima não funciona, pois é cheio de espinhos, com bolas de fogo ou a Star é derrotado. Sua coloração é vermelha e muitos são jogados por Lakitus.
  • Lakitu: monstro que tem uma nuvem em qual fica atirando Spinies. Não é invencível a qualquer ataque, sendo difícil por estar muito alto.
  • Cheep-Cheep: um peixe que nada através dos mares de muitos jogos de Mario. Nota: Dizem que não são peixes por confundir a barbatana com cabelos e por dizer que esses peixes voam, quando na verdade pulam alto, como fazem certas espécies de peixes.
  • Podoboo: um monstro de lava que salta de poços com lava. É impossível ser derrotado sem uma Star.
  • Firebar: bolas de fogo presas em blocos que giram.
  • False Bowser: dos mundos 1 a 7, em Super Mario Bros., há um castelo com um False Bowser, que pode ser derrotado com bolas de fogo ou pegando o Ax (machado) no final da linha.
  • Bowser: Em Super Mario Brothers, é o chefe final.
                                                                                              (Lista retirada do Wikipédia).




Características:

Gráficos: Mesmo que a plataforma Famicom/NES tenha propiciado jogos de grande qualidade gráfica ao longo dos Anos(para o padrão 8 bits), devemos levar em conta que Super Mario Bros estava junto a primeira leva de jogos para o console, sendo assim, injusto compará-lo com os jogos mais novos  do sistema.
Super Mario Bros apresenta gráficos charmosos e consistentes, realizando com maestria  seu principal objetivo , a Diversão.

Música: É impossível não gostar das clássicas melodias Koji Kondo , de fato elas são muito empolgantes e cativam o jogador, sendo referência aos irmãos encanadores até os dias de hoje.    Não são enjoativas e muito menos irritam o jogador, cumprindo sua proposta com eficiência.    
Não se assuste se por acaso você se encontrar assoviando alguma música do jogo,elas realmente marcam bastante.

Jogabilidade: Todos sabem como uma má  jogabilidade  pode estragar um game inteiro, e graças a deus isso não ocorreu nesta pérola da Nintendo.
Os comandos são respondidos   rapidamente, de forma eficaz  e intuitiva, mostrando todo o capricho dos programadores  e  ensinando como se faz um  verdadeiro jogo de plataforma.

Dificuldade: Muitos se enganam ao achar que S.M.B é um jogo fácil, mesmo que os primeiros mundos sejam  de uma dificuldade simplória , a medida que o jogador avança a dificuldade cresce exponencialmente. A partir do sétimo mundo, passar as fases se torna uma tarefa complicada, exigindo bastante coordenação e reflexo do jogador.
Não é um jogo que vá fazê-lo atirar o console pela janela, mas com toda a certeza lhe arrancará bons " Game Overs " antes de se detonado.


Data de Lançamento: 1985 .
Empresa: Nintendo .
Idealizador: Shigeru Miyamoto .


Curiosidades:
Pelo Famicom/NES se um console com potencia limitada, muitos macetes eram utilizados para burlar os tais limites  de  Hardware.  Em  Super Mario Bros,  temos como claro  exemplodisso  a  reciclagem de Sprites, sendo modificados  para  assim ganhar nova roupagem e função.
Um   exemplo   claro  que  posso  citar  a  vocês,   é  a  reciclagem  que   foi  feita nos Sprites dos arbustos e nuvens , sendo apenas recoloridos e um pouco modificados.


( Programadores espertinhos...)
Bem  , espero   vocês  tenham  gostado  deste  pequeno  texto  sobre  esse  grande    jogo.    Fiquem atentos  que  a  qualquer  hora  pode  pintar  mais  um  texto  humilde , porém  apaixonado ,  deste  Geek  devorador de cogumelos. 
Rafael <- Facebook


Confira a parte 2.
Confira a parte 3.



 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...