Salve
galera, tudo tranqüilo por ai ? Aqui quem
novamente vos escreve é o Ochôa!
Ah,
Super Mario Bros 2, uma continuação direta do
grande clássico, se o primeiro jogo da série
“ Super “ foi tão bom, provavelmente o
segundo jogo também é ótimo e muito
divertido, sendo leve e descomplicado de se jogar , não é
mesmo ?!
Hum...
digamos que não é bem por ai, mesmo que não sejam
games ruins , também não são ( pelo menos em minha
humilde opinião ) tão bons quanto o primeiro jogo da série.
Mas
ai vocês me perguntam : -- Dá um tempo Ochôa, como
assim “sejam games ruins...” , por acaso existe
mais de um Super Mario Bros 2 ?!”
Sim
meus caros retro-aventureiros, existe e além
de serem extremamente diferentes entre - si, tais
jogos foram lançados em continentes
diferentes e até hoje, muitos jogadores
não sabem de alguns fatos e curiosidades que abordam estes
games.
Pois
bem, neste “Pequeno “ texto, pretendo
passar a vocês o pouco que eu sei sobre estes 2
games . Relaxem, preparem seus cogumelos e boa leitura .
Super Mario
Bros 2 foi lançado no Japão em 1986, é a sequência
natural do primeiro título, apresentando o mesmo tipo de
jogabilidade e proposta de jogo.
É
um jogo relativamente obscuro , uma vez que saiu somente no Japão e
para o “Famicom Disk System’’, um periférico japonês ao
qual falarei em um post exclusivo .
Ao
analisarmos este jogo de forma superficial,
veremos que ele se assemelha muito ao primeiro jogo da
série, tanto pelos gráficos e músicas, quanto pela proposta
dada ao jogador.
A
grande diferença está na dificuldade, Super
Mario Bros 2 é, além de o mais obscuro jogo do nosso amigo
encanador , o mais difícil de todos os jogos da série Mario, de
fato, difícil é pouco para este jogo, ele beira a insanidade
. ( Não, não é exagero ).
O game apresenta
gráficos semelhantes , porém não idênticos aos do primeiro
jogo, o chão dos cenários, as plataformas e os
cogumelos também, além de algumas arvores diferentes que aparecem
em alguns cenários, não podemos nos esquecer também dos
cogumelos venenosos ( malditos u.u ).
Uma
característica interessante deste game , é que ele não
apresenta a opção para dois jogadores, mas dá ao
usuário a possibilidade de escolher entre jogar com Mário ou
Luigi .Apesar dos irmãos serem graficamente semelhantes
( Só muda a cor da roupa ), agora eles tem uma jogabilidade
diferenciada, enquanto o baixinho Mario corre mais rápido
, Luigi pula mais alto. Um fator que também influência
muito a jogabilidade do game, é a presença de correntes de ar , que
ou limitam ou acabam propulsando o personagem.
O jogo possui
9 mundos, um a mais que no jogo anterior,
mas o nono mundo só pode ser habilitado sem o uso de Warp Zones
(atalhos) . E possui 4 tipos de fases: Terrestre, Aquática,
Subterrânea e o Castelo sendo que neste último você
enfrentará Bowser Koopa no final dele. Algumas fases são
cheias de abismos e inimigos chatos além dos obstáculos insanos ao
qual os programadores nos presenteiam.
Super
Mario Bros 2 USA ( ou só Super Mario Bros 2 , no Ocidente )foi
lançado em 1988 (2 anos depois do jogo japonês) e é de fato
, um jogo totalmente diferente , e aposto que na
época, muitos jogadores se assustaram com isso ,
de fato, não só a jogabilidade como também os
gráficos, os inimigos e as músicas, não eram familiares com nada
que se viu no primeiro jogo . Parecia que não era um jogo da
franquia Mario e sim um outro game...
Assim como
seu irmão oriental, S.M.B 2 USA não apresenta uma
opção para dois jogadores, mas dá ao jogador a opção de
escolher com qual personagem irá jogar. Os personagens são: Mario,
Luigi, Peach e Toad.
Cada
personagem tem características próprias , Luigi pula mais alto,
Peach pode flutuar por alguns segundos, Toad é mais forte e rápido
e Mario é um personagem balanceado. Outra coisa que mudou foi a
forma de detonar seus oponentes, pular sobre eles agora é inútil ,
sendo derrotados apenas quando atingidos por vegetais que o jogador
retira do solo ( e ainda dizem que vegetais fazem bem...) .
Ao
contrario do primeiro jogo, aqui os personagens já começam grandes
e possuam pontos de vida que podem ser aprimorados a medida que o
jogador progride no jogo, o pessoal só fica nanico como no primeiro
jogo, quanto estão apenas com 1 ponto de vida.
Outra
coisa que mudou é que nossa amada flor de fogo não existe mais ,
então agora o único modo de acabar com a graça dos oponentes é
mesmo com os tais vegetais.
Os
gráficos do jogo são simples mas charmosos, o interessante é que
foi neste jogo que foi mostrado aos jogadores que Luigi não é
apenas o irmão de Mario , mas tem suas próprias características ,
como a força de seus pulos e também o fato de ser mais alto que seu
irmão de macacão rubro.
As
músicas são marcantes e que orquestradas, sempre condizentes com o
clima que deve ser passado ao jogador, como ao enfrentar os chefes
por exemplo.
A
jogabilidade , como de costume, é muito bem feita, porém, graças
as diferentes características dos personagens, o jogador deverá se
acostumar com as diferenças entre eles, uma vez que isso realmente
faz uma boa diferença na hora de jogar.
A dificuldade
do jogo, no geral, não é tão grande quanto a do primeiro, e de
longe muito mais fácil que a do Super Mario Bros 2 Japonês, mas
isso não quer dizer que o jogo seja fácil , ele não é, tendo
partes bem chatinhas de passar, mas que no geral , só dependem da
força de vontade do jogador.
O
“mundo” onde tudo isso acontece é um mundo dos sonhos e
aqui vai uma pequena citação da história:
“Subcon é o lugar
onde Super Mario Bros. 2 acontece. Antes, Subcon era um lugar
pacífico, até que foi tomado pelo tirânico Wart, que capturou e
escravizou as fadas de Subcon (protetoras do Reino) e as aprosionou
para que não interferissem em seus planos.
De dentro do
confinamento, os Subcons enviaram uma mensagem para o herói do
renomado Reino do Cogumelo, Mario, para aparecer e livrá-los do
ditador. Primordialmente, Mario pensa que a mensagem não passava de
um sonho, mas no dia seguinte, durante um piquenique com Luigi, a
Princesa Peach e Toad, ele descobre uma caverna que o leva
exatamente ao mesmo lugar com o qual havia sonhado. Mario e seus
amigos instantaneamente começaram a libertar as fadas, batalhando
contra o exército de Wart, os 8 Bits (um sociedade maligna que
compreende Beezos, Shy Guys e Snifits) e seus generais: Mouser,
Clawgrip, Fry Guy e Tryclyde. No fim, eles encararam o próprio rei
maligno, e o derrotaram eventualmente, libertando os Subcons. Depois
de toda essa jornada, o quarteto retornou ao Reino do Cogumelo.”
Beleza, mas afinal,
qual o motivo para que a versão japonesa e a americana sejam tão
diferentes? Hora, é bem simples para falar a verdade, Como
vocês puderam ver , o Super Mario Bros USA foi lançado em 1988, ou
seja, dois anos depois do lançamento da versão japonesa, e
mesmo assim , o game nada tem de parecido com seu irmão oriental, e
o motivo de tal fato é muito simples: Super Mario Bros USA é na
verdade outro jogo, sim , outro jogo, que foi programado
originalmente pela Nintendo Japonesa.
O
motivo para isso é simples, a dificuldade da versão japonesa era
muito , realmente muito alta, eu simplesmente não consigo imaginar
uma criança jogando aquilo sem ter um ataque de nervos. Aliada a
grande dificuldade também existia a pouca inovação gráfica do
jogo, o que podia ser um aspecto negativo , já que em 1988 já
existiam jogos com gráficos bem melhores rodando no sistema.
A
situação foi contornada com maestria pela Nintendo Americana, que
em uma jogada de mestre, escolheu um bom jogo de plataforma que nunca
fora lançada no ocidente , e a modificou ao ponto de se tornar um
bom jogo do Mario.
O
jogo escolhido para tal fardo fora o nada conhecido Yume
Kojo: Doki Doki Panikku , que apresenta a mecânica tão
singular que é adorada ou odiada pelos gamers.
Um
fato curioso que muita gente desconhece, é que este jogo
desconhecido é SIM um jogo feito pela Nintendo e por ninguém
menos que o Mestre Shigeru Miyamoto ( O criador de Mario, Donkey
Kong, Zelda , entre outras pérolas ).
Ou
seja, Super Mario Bros 2 USA, é na verdade um jogo que
foi criado pela Nintendo Japonesa , pelo criador do Mario , mas que
NÃO é um jogo do Mario, mas que foi modificada pena Nintendo
Americana para ser um jogo do Mario. ( Confuso pra baralho não
é mesmo?! )
No fim
das contas, se vocês não torraram seus neurônios tentando entender
o que eu escrevi acima, vão notar que , no fim , por Super
Mario Bros 2 USA se basear em um outro jogo do mesmo criador da
franquia de Mario, ele sempre foi um jogo do Mario, mesmo que outrora
essa não fosse a real intenção.
Pois bem galera,
se vocês sobreviveram a este texto imenso e a uma tentativa meio
falha de explicar o motivo de Mario 2 americano ser assim,
vocês tem minha admiração.
Prometo a vocês que o próximo post será menor e
menos confuso ( aham.. .sei...).
Pretendo
também , além deste, mostrar a vocês a história e as
informações sobre o Famicon Disck System , que é de fato, um
console um tanto curioso e diferente, como base para as minhas
afirmações, é só olhar a imagem acima.
Valeu
minha gente, até a próxima, um grande abraço a todos !
Rafael <- Face
Confira a parte 1.
Confira a parte 3.
Rafael <- Face
Confira a parte 1.
Confira a parte 3.