quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Super Mário parte(2/3)

           Salve  galera,  tudo tranqüilo  por ai ? Aqui  quem  novamente  vos escreve é o Ochôa!
(Leia aqui a 1ª parte do post)




   Ah, Super Mario Bros  2,  uma continuação  direta  do  grande clássico,  se  o primeiro jogo  da série “ Super “ foi  tão  bom,  provavelmente  o segundo  jogo  também  é ótimo   e  muito  divertido, sendo leve e descomplicado de se jogar , não é mesmo ?!
           Hum... digamos que não é bem por ai,  mesmo  que não sejam  games ruins , também não são  ( pelo menos em minha humilde opinião ) tão bons quanto o primeiro jogo da série.
          Mas ai vocês me perguntam :   --   Dá um tempo Ochôa, como assim “sejam games ruins...” , por   acaso  existe  mais de um Super Mario Bros 2 ?!” 
       Sim  meus caros retro-aventureiros,  existe  e  além  de serem  extremamente diferentes entre - si,  tais  jogos  foram  lançados  em  continentes  diferentes   e  até  hoje, muitos jogadores  não sabem de alguns fatos e curiosidades que abordam estes games.
        Pois bem,  neste  “Pequeno “    texto,  pretendo  passar a vocês  o pouco  que eu sei sobre estes 2 games .  Relaxem, preparem seus cogumelos  e boa leitura .
    

  Super Mario Bros 2 foi lançado  no Japão em 1986, é a  sequência  natural do primeiro título, apresentando  o mesmo tipo de jogabilidade e proposta de jogo.
     É um jogo relativamente obscuro , uma vez que saiu somente no Japão e para o “Famicom Disk System’’, um periférico  japonês ao qual falarei em um post  exclusivo .
       Ao analisarmos este  jogo  de  forma  superficial, veremos  que ele se assemelha muito ao  primeiro jogo da série,  tanto pelos gráficos e músicas, quanto pela proposta dada ao jogador.
     A grande diferença  está  na  dificuldade,  Super Mario Bros 2 é, além de o mais obscuro jogo do  nosso amigo encanador , o mais difícil de todos os jogos da série Mario, de fato, difícil é pouco para este jogo,  ele beira a insanidade . ( Não, não é exagero ).


O game  apresenta  gráficos semelhantes , porém não idênticos aos do primeiro jogo,  o chão  dos cenários, as plataformas  e os cogumelos também, além de algumas arvores diferentes que aparecem  em alguns cenários, não podemos nos esquecer também dos cogumelos venenosos ( malditos u.u ).
       Uma característica  interessante deste game , é que ele não apresenta   a opção para dois  jogadores, mas dá ao  usuário a possibilidade de escolher entre jogar com Mário ou Luigi .Apesar  dos  irmãos serem graficamente semelhantes ( Só muda a cor da roupa ), agora eles tem   uma  jogabilidade diferenciada, enquanto  o baixinho Mario  corre mais rápido , Luigi  pula mais alto. Um fator que  também  influência muito a jogabilidade do game, é a presença de correntes de ar , que ou limitam ou acabam propulsando o personagem.
    


O jogo possui   9   mundos,  um a mais  que no jogo  anterior, mas o nono mundo só pode ser habilitado sem o uso de Warp Zones   (atalhos) . E possui 4 tipos de fases: Terrestre, Aquática, Subterrânea e o Castelo sendo que neste   último você   enfrentará  Bowser Koopa  no final dele. Algumas fases são cheias de abismos e inimigos chatos além dos obstáculos insanos ao qual os programadores nos presenteiam.



     Super Mario Bros 2 USA  ( ou só Super Mario Bros 2 , no Ocidente )foi lançado em 1988 (2 anos depois do jogo japonês) e  é de fato , um jogo  totalmente diferente , e aposto  que  na época, muitos  jogadores  se assustaram  com isso , de fato, não  só a  jogabilidade  como também os gráficos, os inimigos e as músicas, não eram familiares com nada que se viu no primeiro jogo . Parecia que não era um jogo da franquia Mario e sim um outro game...
  Assim  como  seu irmão oriental, S.M.B  2 USA  não apresenta uma opção para dois jogadores, mas dá ao jogador  a opção de escolher com qual personagem irá jogar. Os personagens são: Mario, Luigi, Peach e Toad.
      Cada personagem tem características próprias , Luigi pula mais alto, Peach pode flutuar por alguns segundos, Toad é mais forte e rápido e Mario é um personagem balanceado. Outra coisa que mudou foi a forma de detonar seus oponentes, pular sobre eles agora é inútil , sendo derrotados apenas quando atingidos por vegetais que o jogador retira do solo ( e ainda dizem que vegetais fazem bem...) .
     Ao contrario do primeiro jogo, aqui os personagens já começam grandes e possuam pontos de vida que podem ser aprimorados a medida que o jogador progride no jogo, o pessoal só fica nanico como no primeiro jogo, quanto estão apenas com  1 ponto de vida.
    Outra coisa que mudou é que nossa amada flor de fogo não existe mais , então agora o único modo de acabar com a graça dos oponentes é mesmo com os tais vegetais.
    Os gráficos do jogo são simples mas charmosos, o interessante é que foi neste jogo que foi mostrado aos jogadores que Luigi não é apenas o irmão de Mario , mas tem suas próprias características , como a força de seus pulos e também o fato de ser mais alto que seu irmão de macacão rubro.
       As músicas são marcantes e que orquestradas, sempre condizentes com o clima que deve ser passado ao jogador, como ao enfrentar os chefes por exemplo.
  A jogabilidade , como de costume, é muito bem feita, porém, graças as diferentes características dos personagens, o jogador deverá se acostumar com as diferenças entre eles, uma vez que isso realmente faz uma boa diferença na hora de  jogar.
  A dificuldade do jogo, no geral, não é tão grande quanto a do primeiro, e de longe muito mais fácil que a do Super Mario Bros 2 Japonês, mas isso não quer dizer que o jogo seja fácil , ele não é, tendo partes bem chatinhas de passar, mas que no geral , só dependem da força de vontade do jogador.

             O “mundo”  onde tudo isso acontece é um mundo dos sonhos e aqui vai uma pequena citação da história:
Subcon é o lugar onde Super Mario Bros. 2 acontece. Antes, Subcon era um lugar pacífico, até que foi tomado pelo tirânico Wart, que capturou e escravizou as fadas de Subcon (protetoras do Reino) e as aprosionou para que não interferissem em seus planos.


De dentro do confinamento, os Subcons enviaram uma mensagem para o herói do renomado Reino do Cogumelo, Mario, para aparecer e livrá-los do ditador. Primordialmente, Mario pensa que a mensagem não passava de um sonho, mas no dia seguinte, durante um piquenique com Luigi, a Princesa Peach  e Toad, ele descobre uma caverna que o leva exatamente ao mesmo lugar com o qual havia sonhado. Mario e seus amigos instantaneamente começaram a libertar as fadas, batalhando contra o exército de Wart, os 8 Bits (um sociedade maligna que compreende Beezos, Shy Guys e Snifits) e seus generais: Mouser, Clawgrip, Fry Guy e Tryclyde. No fim, eles encararam o próprio rei maligno, e o derrotaram eventualmente, libertando os Subcons. Depois de toda essa jornada, o quarteto retornou ao Reino do Cogumelo.”

Beleza, mas afinal, qual o motivo para que a versão japonesa e a americana sejam tão diferentes? Hora, é bem simples para falar a verdade,    Como vocês puderam ver , o Super Mario Bros USA foi lançado em 1988, ou seja,  dois anos depois do lançamento da versão japonesa, e mesmo assim , o game nada tem de parecido com seu irmão oriental, e o motivo de tal fato é muito simples: Super Mario Bros USA é na verdade outro jogo, sim , outro jogo, que  foi programado originalmente  pela Nintendo Japonesa.
      O motivo para isso é simples, a dificuldade da versão japonesa era muito , realmente muito alta, eu simplesmente não consigo imaginar uma criança jogando aquilo sem ter um ataque de nervos. Aliada a grande dificuldade também existia a pouca inovação gráfica do jogo, o que podia ser um aspecto negativo , já que em 1988 já existiam jogos com gráficos bem melhores rodando no sistema.
       A situação foi contornada com maestria pela Nintendo Americana,  que em uma jogada de mestre, escolheu um bom jogo de plataforma que nunca fora lançada no ocidente , e a modificou ao ponto de se tornar um bom jogo do Mario.
     O jogo escolhido para tal fardo fora o nada conhecido    Yume Kojo: Doki Doki Panikku  , que apresenta  a mecânica  tão singular que é adorada ou odiada pelos gamers.
      Um fato curioso que muita gente desconhece, é que este jogo desconhecido é SIM um jogo feito  pela Nintendo e por ninguém menos que o Mestre Shigeru Miyamoto ( O criador de Mario, Donkey Kong, Zelda , entre outras pérolas ).
     Ou seja,  Super Mario Bros 2 USA, é na verdade um  jogo que foi criado pela Nintendo Japonesa , pelo criador do Mario , mas que NÃO é um jogo do Mario,  mas que foi modificada pena Nintendo Americana para ser um jogo do Mario.  ( Confuso pra baralho não é mesmo?! )
    No fim das contas, se vocês não torraram seus neurônios tentando entender o que eu escrevi acima, vão notar que , no fim , por  Super Mario Bros 2 USA se basear em um outro jogo do mesmo criador da franquia de Mario, ele sempre foi um jogo do Mario, mesmo que outrora essa não fosse a real intenção. 

Pois bem  galera, se vocês sobreviveram a este texto imenso e a uma tentativa meio falha de explicar  o motivo de Mario 2 americano ser  assim, vocês tem minha  admiração.          Prometo a vocês que o próximo post  será menor  e menos confuso ( aham.. .sei...).
           Pretendo também , além deste,  mostrar a vocês  a história e as informações sobre o Famicon Disck System , que é de fato, um console um tanto curioso e diferente,  como base para as minhas afirmações, é só olhar a imagem acima.

        Valeu   minha gente, até a próxima, um grande abraço a todos !


Rafael <- Face


Confira a parte 1.
Confira a parte 3.

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...