sexta-feira, 7 de março de 2014

Geek Origins: Donkey Kong




Salve povo, tudo tranquilo ? Aqui quem vos escreve é o Ochôa ( Vulgo; Rafinha, Dallkar ,dentre outros adjetivos carinhosos...).

A ideia principal ao qual escrevo é a de apresentar a todos uma série de textos sobre uma das franquias de maior sucesso da história do videogames, franquia cujo qual tenho certeza que todos conhecem: Super Mario Bros ,em suma , estreladas por Mario Mario e Luigi Mario (sim, Mario também é o sobrenome )





Data de Lançamento: 1981

Idealizador: Shigeru Miyamoto

Empresa:Nintendo 






Ah, Donkey Kong, nosso amigo símio é sem dúvida um dos maiores marcos da historia dos games, afinal, como seria o mundo sem macacos arremessadores de barris não é mesmo?!

Bem, dai alguns de vocês me perguntam o porquê de minha pessoa escrever sobre o tal macaco, e para os mesmos eu explico: Donkey Kong não só foi o primeiro jogo da Nintendo a estrear nos Árcades, mas também, o jogo que apresentou ao mundo, o mais velhos dos irmãos encanadores, Mario.



Ele também foi o primeiro exemplo de jogo estilo plataforma da história, e de fato também foi o primeiro jogo de plataforma a utilizar o pulo como habilidade, graças a necessidade de pular entre brechas, obstáculos e inimigos (Maldito “Foguinho” ). O jogo acabou servindo de gênero para os jogos de plataforma.

Para detonar o jogo era necessário que o jogador chegasse até a princesa (que fora sequestrada pelo Kong) onde ganha pontos, os pontos também podem ser adquiridos de outras formas, como destruindo obstáculos ou até mesmo os pulando, a cada 10,000 pontos o jogador ganhava mais uma vida (Fácil né? )
Não devemos nos esquecer porém , que o real objetivo do jogo (como de costume na época) era de acumular pontos, gerando uma constante competição entre os jogadores, que sempre tentavam chegar ao topo do Ranking .


( Aquele maldito foguinho é um terror ) 


Curiosidades:



A origem do nome "Donkey Kong" varia, alguns boatos dizem que foi uma comunicação ruim que alterou o nome original da série, outro boato é de que Miyamoto procurava no dicionario de inglês algo que significasse bobo ou teimoso e acabou encontrando Donkey que significa burro. Miyamoto afirma que o nome vem da palavra burro ou estúpido. 
A Mulher sequestrada por nosso amigo devorador de bananas, não é a famigerada loirinha oxigenada Peach, mas sim a desconhecida princesa Pauline. 

Nesta época , Mario ainda não detinha tal nome, o bom encanador bigodudo era chamado de “JumpMan”. 



Mario, Donkey Kong, Pauline eram originalmente Popeye, Brutus e Olívia Palito. No inicio da década de 80 a Nintendo produzia produtos licenciados com os personagens, como baralhos e um Game e Watch, então Shigeru Miyamoto pediu para criar um jogo de árcade. Mas durante o desenvolvimento o acordo de licenciamento expirou e Miyamoto teve que criar novos personagens que pudessem ser usados no mesmo tema: um vilão sequestra uma mocinha, que é resgatada por um herói que tem que desviar de objetos jogados contra ele. 

A Universal Studios tentou processar a Nintendo, alegando que Donkey Kong era uma cópia de King Kong, personagem famoso dos cinemas. Só que o advogado da Nintendo na época descobriu que a Universal também não tinha os direitos sobre o personagem. A Nintendo venceu o processo, que acabou fortalecendo a imagem dela no mercado americano.












 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...